sexta-feira, 5 de março de 2010

Ata Assembléia dos estudantes do dia 04/04/2010

Pautas:
-Formação das comissões
-Bandeiras do Movimento
Agenda de Mobilização

No dia 04/03 às 19:40 teve inicio a assembléia dos estudantes do curso de História da Ucsal, tendo como mesa os representantes do Centro acadêmico de História. Matheus iniciou a assembleia com uma fala inicial fazendo um panorama da atual situação do curso e revisando as pautas tiradas na ultima reunião do curso do dia 25/02. Foi-se optado por não tirarmos as comissões nessa reunião devido a falta de representação de todos os semestres do curso na assembleia. Antes de começar as discussões da próxima pauta, Cleide sugeriu que alguém do CA explicasse a eles sobre os problemas apontados nas duas ultimas reuniões; Matheu então começou a falar rapidamente sobre a desestruturação que o curso vem sofrendo há alguns anos. Passada essa discussão, a assembléia entrou na sua primeira pauta que foi a listagem das bandeiras do movimento. Flávio foi o primeiro a falar propondo a reintegração fisica do curso, todos os semestres do curso de História no mesmo espaço fisico, de preferência o tradicional corredor de História. Guilherme propõe a o aumento da carga horária de aulas e a exclusão do sábado como dia de aula; proposta alterada no regime de votação. Vinicius propõe o reenquadramento de professores e campanha pela readmissão dos professores demitidos. Cleide propõe a permanência da grade proposta no dia da matricula dos calouros. Uilton relembra das pautas tiradas na reunião com o MEC no ano passado e propõe o levantamento das mesmas como bandeiras desse movimento. Luana alega o problema vivenciado pelos alunos de História bolsitas que não podem concorrer a bolsas PIBIC na católica, propondo que essa também seja uma bandeira do movimento, além também da volta das matérias optativas e as disciplinas retiradas na última mudança de curriculo. Eu propus que sejam bandeiras do movimento eleições paritárias e diretas para diretor de instituto e de curso; propus também consulta e discussão prévia com os discentes antes de realizar qualquer mudança curricular. Gerson defendeu o concurso para professor fiscalizados pelos alunos e a estipulação de uma taxa anual de aquisições para a biblioteca além da abertura do campus federação para a comunidade circundante. Ian propõe que se organiza uma comissão de análise dos curriculos dos professores com a incubência de divulgar esses curriculos. Matheus encaminha a diminuição da mensalidade. Gerson encaminha também como bandeira do movimento uma politica de assistência aos estudantes carentes. Ilson propõe que o movimento também discuta a questão do transito no entorno da Cardeal da Silva. Após a fala de Ilson as inscrições foram encerradas e, antes de passar ao regime de votação das propostas, foi decidida a data e as pautas da próxima reunião. (Próxima QUarta-feira dia 10/03 às 18hrs com tolerância de 30 minutos na sala 40)

Após o término do regime de votação, ficaram aprovadas como bandeiras do movimento:

- Reintegração fisica do curso (Proposta de Flávio, consenso)
- Aumento da carga horária do curso (Proposta de Guilherme, alterada)
- Reenquadramento docente (Proposta de Vinicius, consenso)
- Permanência da grade escolhida no momento da matricula (Proposta de Cleide, consenso)
- Levantamento das pautas da comissão do Enade (Proposta de Uilton, consenso)
- Bolsas de pesquisa para bolsistas do Prouni e Fies (Proposta de Luana, consenso)
- Retorno das optativas e das matérias retiradas na ultima reestruturação curricular (Proposta de Luana, consenso)
- Eleição paritária e direta para diretor de instituto e diretor de curso ( Proposta de Voodu, consenso)
- Consulta aos discentes para discutir mudanças no curriculo (Proposta de Voodu, consenso)
- Concurso para professor com banca avaliatória mista (professores da casa e outros). (Proposta de Gerson, consenso)
- Taxa anual de aquisições para a biblioteca com consulta aos docentes e discentes sobre a necessidade de titulos (Proposta de Gerson, consenso)
- Abertura do espaço acadêmico pela comunidade (proposta de Gerson, consenso)
- Análise e divulgação dos curriculos do corpo docente do curso (Proposta de Ian, consenso)
- Diminuição da mensalidade (Proposta de Matheus, consenso)
- Volta da politica de assistência a estudantes carentes e garantia da matrícula (Proposta de Gerson, consenso)
- Escolha da data de vencimento dos boletos.

Essas serão as bandeiras da mobilização dos estudantes para buscar melhorias para o curso. Elas serão rediscutidas na próxima reunião.

Relembrando...
PRÓXIMA REUNIÃO - QUARTA FEIRA- 10/03 ÀS 18HRS(COM TOLERÂNCIA DE 30 MINUTOS) NA SALA 40 DO CORREDOR DE HISTÓRIA

PAUTAS:
- ESCOLHA DAS COMISSÕES
- PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO
- REVISÃO DAS REINVIDICAÇÕES

3 comentários:

  1. Parabéns ao movimento estudantil de historia ucsal, propostas coerente e combativas, mostrando cara de uma juventude inquietar e revolucionaria.

    Infelizmente não pude esta nas reuniões por conta do trabalho e não vou estar poder estar na próxima por conta de viagens a Brasília para participar do IIº Encontro de Conselheiros de Juventude, mas coloco aqui o meu apoio ao que foi tirado até aqui, as bandeiras são legitimas.

    Só gostaria de acrescenta que deveríamos ter uma política de assistência diferenciada para estudantes negros e negras, e a aplicação da lei 10.639/03 na sua transversalidade curricular!

    Força Negrada!!!!.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um Salve à tod@s aquel@s que realmente almejam a melhora do curso e lutam para que isso se realize!

    ResponderExcluir